Sony anunciou a Sony Alpha a7S III, uma mirrorless muito aguardada e, sua mais recente câmera de última geração. Seria ela uma unanimidade entre os vídeomakers?
De acordo com a Sony, seu sensor de 12.1MP Exmor R BSI CMOS revisado, e um processador de imagem BIONZ XR atualizado oferecem desempenho mais rápido, redução de ruído aprimorada e uma faixa dinâmica mais ampla. Com um apelo maior para a área de vídeo, a novíssima A7SIII, implementa melhorias no sensor e, além disso, no processador. Primeiramente, permitindo velocidades de leitura mais rápidas e obturador de rolamento bastante reduzido. Ainda mais, combinado com gravação interna de alta taxa de bits, saída bruta de 16 bits através da porta HDMI de tamanho completo. Flexibilidade de controle sobre o movimento, assim, com seleção de taxa de quadros variável.
A Sony promete, contudo, eliminar os limites de tempo de gravação. Ainda mais ao incorporar HLG para produção HDR direto, bem como perfis gama S-Log2 / S-Log3 para produção HDR avançada com edição.
Visão geral do Sony Alpha 7S III
A princípio, o design do sensor atualizado também oferece desempenho de foco automático aprimorado por meio de 759 pontos de detecção de fase. Estes oferecem rastreamento inteligente do assunto e AF Eye em tempo real, para garantir o foco crítico em assuntos em movimento e, por fim, em todos os modos de gravação.
O sensor e o processador BIONZ XR também facilitam uma sensibilidade impressionante com uma faixa expandida de ISO 40 a 409600. Assim como disparos contínuos rápidos de 10 qps para até 1000 quadros brutos consecutivos.
Além disso, a estabilização de imagem com deslocamento do sensor SteadyShot INSIDE de 5 eixos também está disponível, o que minimiza a aparência de trepidação da câmera em até 5,5 pontos.
Complementando os recursos de imagem
A Sony também fez algumas mudanças no design físico da Sony Alpha a7S III , incluindo um LCD traseiro com design articulado de abertura lateral e, além disso, um visor eletrônico OLED de 9.44m pontos impressionante.
O sistema de menu da câmera também foi atualizado para uma navegação mais intuitiva e o design do corpo ajuda a promover uma melhor dissipação de calor para recursos aprimorados de gravação contínua.
Impressionantemente, os dois slots de cartão de memória suportam o funcionamento com cartões de memória CFexpress Tipo A ou SD UHS-II para armazenamento flexível e de alta velocidade.
Sensor 12.1MP Exmor RS BSI CMOS e processador de imagem BIONZ XR
O design do sensor atualizado também produz velocidades de leitura 2x mais rápidas do que as gerações anteriores e, quando combinado com o processador de imagem BIONZ XR revisado, reduz o obturador de rolamento em 3x e até 8x mais rápido no processamento e no manuseio geral da câmera.
A combinação de sensor e processador também ajuda a atingir uma ampla faixa dinâmica, de até aproximadamente 14 paradas para fotos e 15 paradas para vídeo, e disparo contínuo de 10 qps para até 1000 arquivos raw não compactados para fotos.
Vídeo UHD 4K 120p, gravação interna 4: 2: 2 de 10 bits
A gravação em UHD 4K é possível com taxas de quadros de até 120p, usando leitura de pixel 1:1 completa sem binning. Amostragem interna de 10 bits 4:2:2 também é possível em todos os modos de gravação e, se gravar externamente através da porta HDMI A de tamanho completo.
A saída bruta de 16 bits também é possível para uma reprodução tonal ainda maior e flexibilidade de pós-produção. Além disso, dois codecs foram desenvolvidos:
XAVC HS, que usa codificação HEVC / H.265 para reter mais detalhes em taxas de bits menores.
XAVC SI, que é um codec intraframe para desempenho consistente e qualidade em taxas de bits de até 600 Mb/s.
Considerações que devemos fazer.
Há muitas novidades e melhorias se formos comparar com sua antecessora. A Sony procura inovar e têm tido conquistas importantes. Sua resposta à concorrência é buscar soluções, superar-se, tentar etendender seu público.
De alguns anos para cá temos experimentado uma equiparação qualitativa muito interessante e benéfica para os consumidores. Nesse sentido, observe a linearidade entre as marcas e câmeras de mesma gama. O destaque se dá em aspectos específicos. Em linhas gerais a qualidade é igual, ficando ao consumidor escolher o equipamento por quesitos como: Familiaridade, lentes, indicação de amigos, assistência técnica, facilidade de manuseio, custo benefício no momento da compra, etc…
Nesta matéria alguns aspectos desta máquina excepcional são apresentados. Conhecimento gera meios para uma escolha seja consciente. Não há equipamento perfeito que atenda tudo o que se deseja fazer. À primeira vista, uma escolha assertiva visando atender a maioria de suas necessidades. Pense sempre em ter um workflow fluído e dinâmico. Reinvente-se para ir em busca de novos trabalhos.
Instagram: @helinho.cabelera
Leia também: Olympus anuncia a OM-D E-M10 Mark IV