Panasonic LumixS5, nova mirrorless full-frame. Com o objetivo de entrar disputa entre Canon, Sony e Nikon pelo título de melhor câmera sem espelho full-frame. A Panasonic LumixS5, nova mirrorless full-frame esta prestes a entrar no ringue com um novo concorrente.
De acordo com o usuário de vazamento de câmera Nokishita, a Panasonic LumixS5 e uma lente de kit de 20-60mm “acabaram de ser registradas em varejistas no exterior”. Creditando assim os rumores anteriores de que uma irmã full frame da Panasonic S1 poderia ser lançado em breve.
Seja como for, não há maiores detalhes sobre os vazamentos até agora, então o que podemos esperar da novíssima Panasonic LumixS5? É quase certo que será uma versão full-frame, com tamanho menor, mais leve e mais acessível da linha Panasonic S1. Do mesmo modo, incluimos a Panasonic S1R e S1H.
Uma nova estratégia
Atualmente as câmeras da série S1 são voltadas para o público profissional, significando assim, corpos grandes e robustos que são ótimos para equilibrar lentes longas, mas não tão atrativas para o público amador que procura tirar proveito de uma das principais características das linhas Mirrorless sobre as DSLRs, que é o tamanho reduzido, tanto de corpos, quanto de lentes.
Uma Panasonic LumixS5 menor também se encaixaria na recente tendência no design das câmeras full frame mirrorless. Ao passo que as grandes marcas têm seus modelos profissionais – como a Canon EOS R5 , Nikon Z6 e Sony A7R IV – todos razoavelmente estabelecidos. Do mesmo modo sua atenção está voltada para fotógrafos tradicionalmente conhecidos como “entusiastas” de seus novos sistemas.
Ainda mais que as câmeras Panasonic são híbridas, muito modernas e com um forte foco no mercadode vídeo. A Panasonic S5 apresentar-se como uma rival mais acessível do que a Canon EOS R6, por outro lado, teremos que esperar por especificações mais detalhadas para afirmar isto.
Falando da concorrência
As câmeras full frame sem espelho da Panasonic podem ter ficado em segundo plano em relação às manchetes como a Canon EOS R5 e Sony A7S III recentemente, mas elas estão silenciosamente se estabelecendo em segundo plano desde sua chegada no início de 2019.
As séries S1 são compatíveis com as lentes da aliança L-Mount, feitas pelo trio Panasonic, Sigma e Leica. Isso permitiu acelerar a criação de uma nova linha de lentes para o sistema – agora existem 18 opções, com empresas como a Venus Optics adicionando recentemente ainda mais opções de lentes com sua linha Laowa.
Ficamos impressionados com a Panasonic S1 quando surgiu, embora seus controles excessivamente exigentes e tamanho absoluto tenham sido alvo de reclamações. Isso é algo que um Panasonic S5 poderia abordar para fotógrafos não profissionais que procuram uma câmera híbrida com forte desempenho de vídeo.
Outra ligeira fraqueza da série S1 é seu desempenho de foco automático. Seu sistema Depth by Defocus baseado em contraste está atrás da concorrência quando se trata de gravação de vídeo em pouca luz. Resta saber se isso é algo que um novo modelo como o Panasonic S5 poderia superar, mas estamos ansiosos para descobrir em breve se os rumores estão corretos.
Considerações finais
Definitivamente teremos que aguardar mais um pouco, contudo, é sempre bem vindo novidades, e mais jogadores neste novíssimo campo que são as câmeras mirrorless. Nesse meio tempo, é importante darmos crédito à Panasonic que se posiciona entre as melhores câmeras mirrorless full-frame. Simultaneamente com valores mais acessíveis e acirrando as disputas de mercado, uma saudável disputa pelo consumidor.
Instagram: @helinho.cabelera
Leia também: As câmeras mirrorless full frame Nikon Z6 e Z7