Rubens Ewald Filho, morre aos 74 anos
Morreu nesta quarta-feira(19) o crítico de cinema, bem como, jornalista Rubens Ewald Filho, aos 74 anos.
A informação foi confirmada pelo ator Germano Pereira e, em seguida, pela produtora cultural Bia Venturini, amigos do crítico.
Rubens Ewald Filho estava internado em estado grave desde o dia 23 de maio, no Hospital Samaritano em São Paulo, em outras palavras, após sofrer uma queda em uma escadaria. A assistente do jornalista, Marta Giovanelli, afirmou, em seguida, que a queda foi causada por uma arritmia cardíaca.
O velório será nesta quinta-feira (20), na Cinemateca Brasileira, das 7h às 15h, e o enterro será no Cemitério dos Protestantes as 16h.
Nascido em Santos, Rubens Ewald Filho era considerado um dos maiores nomes da crítica cinematográfica do país.
Ainda criança, criou o hábito de anotar todos os filmes que via em um caderno, incluindo o nome do diretor, elenco, roteirista e outras informações.
Desenhou uma trajetória como telenovelista, com produções como Éramos Seis (1977), Gina (1978) e Drácula, uma História de Amor (1980). Sua última novela foi Iaiá Garcia, para a TV Cultura, em 1982.
Carreira
Foi diretor de programação e produção da HBO no Brasil e apresentador de programas em emissoras como TV Cultura, Record, Band e no canal pago TNT.
Tornou-se conhecido, por comentar as cerimônias do Oscar, desde 1983, primeiro na Globo e depois no SBT e no TNT e também por ter assistido a mais de 35.000 filmes.
No começo deste ano, Ewald Filho ganhou um quadro no canal no YouTube do TNT. Em Rubens Responde, o crítico falou sobre filmes, claro, mas também sobre música, empoderamento feminino e fofocas de Hollywood.
Instagram: @rubensewaldfilho
Leia Mais: Tchu Tchá é a bola da vez