Armando Restani, uma vida inteira dedicada ao esporte

Armando Restani, uma vida inteira dedicada ao esporte

Armando Restani , uma vida dedicada ao esporte

A saber, Armando Restani nasceu na Itália em 1942, chegando ao Brasil em 1948 . Logo cedo foi atraído pelo esporte participando de provas de atletismo.

Sagrou-se campeão no arremesso de peso e disco nos campeonatos colegiais, culminando com uma convocação para a Seleção Brasileira. Ainda assim, disputaria os IV Jogos Pan-Americanos em 1963, na cidade de São Paulo.

A princípio, no arremesso do peso, destacou-se por quebrar um recorde de 28 anos. Esse foi um dos mais longevos do atletismo brasileiro, competindo pelo C.R. Flamengo.

Logo depois, nos anos 60, iniciou aulas de jiu-jitsu na famosa Academia Gracie com o Mestre Gastão Gracie, obtendo a faixa preta em 1968. Como naquela época não havia torneios de jiu-jitsu, Restani procurou em outras modalidades o gosto da disputa.

Armando Restani, uma vida inteira dedicada ao esporte
Armando Restani, no Atletismo

Restani no Boxe e no Halterofilismo

Primeiramente sagrou-se campeão paulista de boxe em 1971 . Mais tarde entrou para o halterofilismo , tendo como destaque o título sul-americano, bem como o estabelecimento de 2 recordes continentais. Foram eles: terra com 290 kg e total com 695 kg. Vale frisar que os recordes anteriores pertenciam a Tamer Chaim. Tamer, foi o único halterofilista brasileiro a ganhar uma medalha olímpica nessa modalidade (Munique 1972).

Armando Restani, no Halterofilismo

Jiu Jitsu

No final da década de 80, Restani desligou-se da Academia Gracie e filiou-se na recém formada Academia Lótus, presidida pelo Mestre Moisés Muradi. Na época, Moisés Muradi estava também fundando a Federação Paulista de Jiu-jitsu. Restani passou então a competir, alcançando inúmeros títulos, inclusive vários mundiais, e culminou com a obtenção da faixa vermelha 9 grau em 2016.

Mestre Armando Restani, no Mundial de Jiu Jitsu- Foto: Reinaldo Dutra

Devido a colocação de uma prótese de quadril, Restani não pôde mais competir, mas continua lecionando aulas particulares, tendo em sua casa um ringue onde ensina Jiu-jitsu e boxe, além de uma área para halteres. Conta para isso com a ajuda de seu filho Sergio, um valoroso faixa preta laureado pela Academia Lótus.

Mestre Armando Restani, quando recebeu sua faixa coral- Foto: Divulgação

Instagram: @armandorestani

Leia também: Patrícia Santos é eleita Musa Fitness 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *